Missão e Propósito

A Comissão Própria de Avaliação foi instituída na FAFICA no dia 27 de abril de 2004, através da Resolução 01/2004, mediante três aportes contextuais: o processo avaliativo ensejado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES; a consciência institucional da dinâmica histórica sempre mutável e passível de intervenções qualitativas; a compreensão de que avaliar, interna e externamente, se apresenta como uma imperiosa necessidade de rompimento das inércias do caminho e/ou customização de potencialidades.

No transcurso destes 10 anos desde sua criação, a CPA vem cumprindo com responsabilidade seu papel de ser instância de acompanhamento das ações que visam efetivar a missão desta Instituição de Ensino Superior, qual seja a "formação de profissionais socialmente críticos, tecnicamente competentes e humanamente solidários; pautada no estímulo à curiosidade intelectual, através da reflexão e da investigação científica; elaborada pela tecitura do labor acadêmico, eivado de experiências, de troca de saberes, de tecnologias e das dinâmicas contemporâneas".

A autoavaliação institucional, pensada como um espaço-tempo pedagógico pressupõe o autoconhecimento como elemento fundante e fundamental à construção da qualidade educacional objetivada pela FAFICA. Nessa perspectiva é recorrente a concepção de qualidade explicitada por Sobrinho (2000), como "uma construção social e histórica, dinâmica e plural", uma vez que aludida no interior de processos educativos repletos de valores e imersos em sistemas filosóficos, políticos, éticos, culturais, ideológicos, epistemológicos, e históricos, encontra-se em constante mutação.

Conhecer para intervir", no comprometimento responsável e partilhado de todos/as que participam do processo avaliativo, em suas várias etapas e dimensões, se constitui o pressuposto teórico/prático maior da CPA na esteira retrospectiva e prospectiva da história da qual fazemos parte e tecemos.

José William Lopes Torres - Coordenador

Objetivos

A Comissão Própria de Avaliação visa acompanhar as ações que deverão efetivar a missão institucional da FAFICA, mediante o envolvimento das pessoas que participam diversamente dessa realidade.

São também objetivos da CPA:

  • Envolver toda a comunidade acadêmica (corpo docente, discente e técnico-administrativo) no processo de avaliação institucional, validando a condição de sujeitos daqueles que a compõem contribuindo para a ampliação do seu processo formativo;
  • Dialogar com o conjunto da sociedade, através de instâncias representativas, acerca da qualidade do processo educacional desenvolvido pela instituição e do impacto social que tal processo causa, particularmente, quando materializado nas atividades extensionistas, que evidenciam o papel social exercido pela Faculdade;
  • Fundamentar diagnósticos que permitam a reflexão crítica sobre as propostas pedagógicas do conjunto das atividades educativo-culturais e sobre os processos ensino-aprendizagem daí resultantes;
  • Construir gradativa e coletivamente um processo de descrição, análise e crítica da realidade institucional com vistas a transformá-la, tomando como eixo estruturante dessa transformação a melhoria da qualidade da Instituição.

Membros

Coordenador: Prof. José William Lopes Torres.

Representante do Corpo Docente: Prof. Leonardo Willie Ferreira de Assis Bezerra Machado.
Representante do Corpo Docente: Profª. Margaret Pereira de Vasconcelos.
Representante do Corpo Técnico-Administrativo: Dorgianne Sobral Couto Lima.
Representante do Corpo Técnico-Administrativo: Edileuza Fernandes de Oliveira.
Representante do Corpo Discente: Mayglis Pereira de Souza.
Representante do Corpo Discente: Renan Sebastião da Silva.
Representante do Corpo Civil: Doriluce Alves de Oliveira. 
Representante do Corpo Civil: Antônio Alves de Santana. 

Contato

Comissão Própria de Avaliação

Prof. José William Lopes Torres
Coordenador da CPA 
E-mail: jose.torres@fafica-pe.edu.br

Relatórios

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