Núcleo de Apoio ao Estudante

 

Apresentação

O Núcleo de Apoio ao Estudante da Fafica (NAE) é composto por um/a coordenador/a e por professores/as de diferentes áreas, para atendimento psicológico e de orientação de trabalhos acadêmicos, dentre outras demandas estudantis. São objetivos do NAE:

I – Desenvolver ações que propiciem orientação, formação e acompanhamento pedagógico e psicológico aos estudantes;

II – Possibilitar o devido acolhimento e entrosamento do estudante no ambiente acadêmico, de modo a viabilizar sua integração à instituição;

III – Identificar necessidades/dificuldades específicas de aprendizagem dos estudantes, de modo a subsidiar ações que contribuam para a sua superação;

IV – Orientar os estudantes acerca de possibilidades de investimento na formação acadêmica, com informações sobre eventos científicos e acadêmicos importantes para o aprimoramento pessoal/profissional;

V – Favorecer a inclusão, no cotidiano institucional, de estudantes com algum tipo de deficiência, por meio de ações específicas;

V – Favorecer a inclusão, no cotidiano institucional, de estudantes com algum tipo de deficiência, por meio de ações específicas;

 

Manual do Estudante – Graduação

2019

Acesse o Manual do Estudante 2019 no seguinte link

 

Anteriores

2018

2017

2016

2015

 

Manual do Estudante – Pós-Graduação

2019

Acesse o Manual do Estudante 2019 no seguinte link

 

Serviços

SAPE – Serviço de Atendimento Psicológico

São objetivos do Serviço:

  • Ajudar ao/à estudante a identificar possíveis dificuldades que estiverem interferindo na vida profissional, afetiva e no rendimento acadêmico;
  • Orientar o/a estudante na condução adequada do seu processo de aprendizagem em meio a dificuldades que possam desestabilizá-lo emocionalmente, como problemas pessoais, familiares, profissionais e de relacionamentos com professores, colegas, etc.

O atendimento ocorrerá sob as seguintes condições:

  • Agendamento do serviço junto ao protocolo;
  • Atendimento individual, com observância ética do sigilo;
  • Sessões com duração de quarenta e cinco minutos;
  • O/a estudante será atendido em até três sessões, o que não deverá configurar um tratamento psicológico;
  • O/a estudante assistido que faltar na data marcada deverá solicitar no protocolo um novo atendimento;
  • O/a estudante em atendimento durante o período de aula poderá negociar com o/a professor/a, a compensação da aula.

OTA – Orientação de Trabalhos Acadêmicos

São objetivos do serviço:

  • Orientar o(a) estudante na construção/produção de trabalhos acadêmicos conforme às normas técnicas.
  • Os serviços de orientação de trabalho acadêmico serão prestados por professores da Fafica.
  • O Núcleo ainda fará atendimentos de escuta, aconselhamento e encaminhamento a outros seguimentos institucionais, a depender das demandas apresentadas pelos estudantes à coordenadora do setor.
  • Os atendimentos do OTA serão agendados, previamente, pela coordenadora ou por um dos professores do setor.
  • O horário de atendimento do NAE estará disponibilizado à porta do Núcleo e nas salas de aula.

Biblioteca Virtual da Pearson

A FAFICA disponibiliza a consulta para a Biblioteca Virtual da Pearson.