Apresentação
O Núcleo de Apoio ao Estudante da Fafica (NAE) é composto por um/a coordenador/a e por professores/as de diferentes áreas, para atendimento psicológico e de orientação de trabalhos acadêmicos, dentre outras demandas estudantis. São objetivos do NAE:
I – Desenvolver ações que propiciem orientação, formação e acompanhamento pedagógico e psicológico aos estudantes;
II – Possibilitar o devido acolhimento e entrosamento do estudante no ambiente acadêmico, de modo a viabilizar sua integração à instituição;
III – Identificar necessidades/dificuldades específicas de aprendizagem dos estudantes, de modo a subsidiar ações que contribuam para a sua superação;
IV – Orientar os estudantes acerca de possibilidades de investimento na formação acadêmica, com informações sobre eventos científicos e acadêmicos importantes para o aprimoramento pessoal/profissional;
V – Favorecer a inclusão, no cotidiano institucional, de estudantes com algum tipo de deficiência, por meio de ações específicas;
V – Favorecer a inclusão, no cotidiano institucional, de estudantes com algum tipo de deficiência, por meio de ações específicas;
Manual do Estudante – Graduação
2019
Acesse o Manual do Estudante 2019 no seguinte link
Anteriores
2018
2017
2016
2015
Manual do Estudante – Pós-Graduação
2019
Acesse o Manual do Estudante 2019 no seguinte link
Serviços
SAPE – Serviço de Atendimento Psicológico
São objetivos do Serviço:
- Ajudar ao/à estudante a identificar possíveis dificuldades que estiverem interferindo na vida profissional, afetiva e no rendimento acadêmico;
- Orientar o/a estudante na condução adequada do seu processo de aprendizagem em meio a dificuldades que possam desestabilizá-lo emocionalmente, como problemas pessoais, familiares, profissionais e de relacionamentos com professores, colegas, etc.
O atendimento ocorrerá sob as seguintes condições:
- Agendamento do serviço junto ao protocolo;
- Atendimento individual, com observância ética do sigilo;
- Sessões com duração de quarenta e cinco minutos;
- O/a estudante será atendido em até três sessões, o que não deverá configurar um tratamento psicológico;
- O/a estudante assistido que faltar na data marcada deverá solicitar no protocolo um novo atendimento;
- O/a estudante em atendimento durante o período de aula poderá negociar com o/a professor/a, a compensação da aula.
OTA – Orientação de Trabalhos Acadêmicos
São objetivos do serviço:
- Orientar o(a) estudante na construção/produção de trabalhos acadêmicos conforme às normas técnicas.
- Os serviços de orientação de trabalho acadêmico serão prestados por professores da Fafica.
- O Núcleo ainda fará atendimentos de escuta, aconselhamento e encaminhamento a outros seguimentos institucionais, a depender das demandas apresentadas pelos estudantes à coordenadora do setor.
- Os atendimentos do OTA serão agendados, previamente, pela coordenadora ou por um dos professores do setor.
- O horário de atendimento do NAE estará disponibilizado à porta do Núcleo e nas salas de aula.
Biblioteca Virtual da Pearson
A FAFICA disponibiliza a consulta para a Biblioteca Virtual da Pearson.