A Fafica

Desde a nossa fundação em 9 de agosto de 1960, nós construímos conhecimento e participamos do crescimento e desenvolvimento de Caruaru e região.

Temos o desejo e o compromisso de colaborar com a formação humana e profissional das pessoas. Isso é mais que um objetivo acadêmico, é mais que um diploma, é o nosso valor.



Fundada pela Diocese de Caruaru, através de Portaria da Cúria Diocesana nº 268, de 9 de agosto de 1960, assinada pelo Bispo Diocesano Dom Augusto Carvalho, idealizador do projeto. É mantida pela Associação Diocesana de Ensino e Cultura de Caruaru, pessoa jurídica de direito privado, com sede e foro na cidade de Caruaru.

Como Instituição de ensino superior que dispensa atenção especial ao aspecto humano da formação, ao mesmo tempo em que fortalece o plano profissional da formação de pessoas que fazem parte de um corpo social complexo e dinâmico, tem focado sua ação educativa na qualificação e disseminação dos saberes adquiridos por esses sujeitos, em prol da crescente melhoria dos indivíduos, das relações intra e interpessoais, das organizações sociais e da sustentabilidade planetária.


Arquivo CEPED FAFICA

Sobre Dom Augusto de Carvalho

Dom Augusto de Carvalho nasceu no povoado de Santa Maria, no Distrito de São José de Belmonte, a 26 de maio de 1917. Filho de Prudêncio Ivo de Carvalho e de Maria Alves da Silva Estudou na cidade de Floresta. Foi encaminhado para o Seminário São José na Diocese de Pesqueira, depois para o Seminário Maior da Arquidiocese de Olinda e Recife onde estudou Filosofia e Teologia. Ordenado sacerdote aos 08 de dezembro de 1943 na Igreja Matriz de Floresta – PE.

Tomou posse da Diocese de Caruaru, em 11 de dezembro de 1959. Fundou o Seminário Diocesano. Comprou o Colégio Diocesano, antes se chamava Colégio Caruaru. Fundou a Fafica – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, onde formou gerações de professores. Além disso, construiu vários locais de acolhimento de pessoas pobres como as Casas das Conferências.

Dom Augusto foi o bispo do Nordeste que mais ordenou novos padres, além de ser o único a participar de todas as etapas do Concílio Vaticano II que deu um novo destino as ações pastorais da Igreja em todo o mundo. Em 1992, ao completar 75 anos de idade, comunicou a Sua Santidade, o Papa João Paulo II, que terminaria ali a sua missão de governante da Igreja na Diocese de Caruaru.

Fonte: http://www.diocesedecaruaru.com.br/diocese/historia




Nossa Missão

Nossa missão consiste na formação de profissionais socialmente críticos, tecnicamente competentes e humanamente solidários; pautada no estímulo à curiosidade intelectual, através da reflexão e da investigação científica; elaborada pela tessitura do labor acadêmico, eivado de experiências, de troca de saberes, de tecnologias e das dinâmicas contemporâneas.

O Projeto Pedagógico da Fafica está fundamentado em eixos básicos que focam políticas de: formação com sólida base teórica; compromisso com o papel social da formação inicial e continuada, nas diversas áreas trabalhadas; qualificação do quadro docente e dos/as funcionários/as; produção acadêmica como elemento fundamental para a inserção e implementação da prática de pesquisa no cotidiano da formação e do exercício profissional dos(as) egressos(as).