FAFICA realiza X Fórum de Formação de Professores da Região Agreste

Programaçao contou com palestra, minicursos e apresentaçoes culturais

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA), iniciou na última segunda-feira (15), a décima edição do Fórum de Formação de Professores da Região Agreste, que há 10 anos promove o encontro voltado aos professores e estudantes dos cursos de licenciaturas. A abertura do evento contou com a presença do diretor Geral, o padre João Paulo Gomes, o coordenador Acadêmico, professor Wilson Rufino e o palestrante, professor, Sérgio Abranches (CE-UFPE). Os participantes também contemplaram a apresentação cultural das crianças da Orquestra de Percussão Batuk, promovido pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru.

Durante a cerimônia de abertura, o diretor geral da FAFICA, padre Joao Paulo Gomes destacou a importância de discutir a educação. “Em nossa vida, em tudo, falamos de educação e seus desafios. Esse fórum e uma oportunidade de compartilhar experiências e ideias. E se não somos professores cheios de sabor, não conseguiremos vencer os desafios da educação”, destacou.

De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia, Eliana Lima Tabosa, o objetivo do evento é possibilitar a discussão e reflexão sobre a profissão. “Em meio à desvalorização do trabalho docente, o momento será para focar em marcas positivas na atuação do professor, o que caracterizam como “sabores”, e o importante papel a desempenhar e a compreender os desafios que são postos na atuação”, enfatizou.

Com o tema: “Os sabores da docência e os desafios da profissão professor”, as atividades iniciaram com a palestra do professor do Centro de Educação da UFPE, Sérgio Abranches, que compartilhou um pouco da vivência na vida docente, e os desafios de ser professor. “Não se tem e nem se forma o professor como era antigamente. Diante dessas mudanças e transformações, é essencial nesse processo de formação inicial, que é a graduação, poder discutir e analisar o que significa hoje, o ser professor”, disse.

Na programação, 11 minicursos foram ofertados aos participantes. Com temas voltados aos cursos de Filosofia, Pedagogia, Letras e História, os encontros acontecem nas salas de aulas. Iniciados ontem (16), os minicursos encerram hoje a programação do X Fórum de Formação de Professores da Região Agreste.

A segunda noite do encontro iniciou com a apresentação cultural do Coral da Fafica, composto por alunos e ex-alunos da instituição. Em seguida, os participantes se deslocaram às salas onde os minicursos foram realizados.

Fotos: Ermesson Cruz/FAFICA