II Congresso de Filosofia no Agreste – Democracia: crítica e autocrítica




Inscreva-se
Auditório, Tenda de leituras e Salas de Aula das 19h às 22h
O II Congresso de Filosofia no Agreste será um encontro acadêmico, científico e cultural de intercâmbio entre estudantes e profissionais de Filosofia. Acontecerá entre os dias 16, 17 e 18 de outubro e além de palestras, contará com minicursos e lançamento de livro.

RESUMO DA PROGRAMAÇÃO

ABERTURA – Dia 16 às 19h

Luziano Pereira Mendes de Lima (UNEAL) – Democracia: crítica e autocrítica

 Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1989) e mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é doutorando em Ciência Política na Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Classes Sociais e Grupos de Interesse, atuando principalmente nos seguintes temas: congresso constituinte, classes sociais, direitas, esquerdas e constituinte.

 MINICURSOS: Dias 17 e 18 das 14h às 17h

PROF. JOSÉ DANIEL DA SILVA (ASCES) e YAGO CAMPELO (ASCES) – Democracia em vertigem: a experiência política do Brasil contemporâneo (1930-2019)

 Prof. José Daniel da Silva – Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2011), Especialista em História do Brasil pelas Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão – Faintvisa (2003), e licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (1999). Tem experiência, no Ensino Superior, na área de História, com ênfase em História e Cultura, bem como leciona Introdução à Sociologia, à Filosofia e à Antropologia e História da Arte, Iniciação à Pesquisa (Metodologia Científica), assim como disciplinas relacionadas às ciências da cultura e saúde. Pesquisa sobre festas populares na cidade de Caruaru, Pernambuco (Festa do Comércio e Carnaval) com ênfase para as Festas de São João em Caruaru

Prof. Yago Felipe Campelo de Lima – Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande- UFCG. Graduado em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru – FAFICA. Professor da ASCES-UNITA (Centro Universitário Tabosa de Almeida). Foi professor da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru-FAFICA. Foi professor da Escola em Tempo Integral Prefeito João Lyra Filho (CARUARU-PE). Foi professor da ETI. Professor Rubem de Lima Barros (CARUARU-PE), de 2013 a 2018.

 PE. ADENILTON MOISÉS DA SILVA – A fé como pressuposto para o conhecimento de Deus em Kierkegaard

 Mestrando em Ciência da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Licenciado em Filosofia pelo ITEC/INSAF. Autor do livro “Gravatá do Ibiapina, uma história viva!”. Pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Graças em Gravatá.

 PROF. MAURÍCIO SOARES (FAFICA) – Filosofia existencial e Mística

 Possui graduação em História pela Universidade Católica de Pernambuco (1986) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Atualmente é professor titular da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: multicultura, dialógica-compreensiva, cultura, corpo e hermenêutica.

 MESA-REDONDA – Democracia: Passado e Futuro – Dia 17 às 19h

Com os professores Alessandra Uchoa Sisnando (UFRPE), Adilson Ferraz (ASCES), Fred Santiago (ASCES) e Lucas da Trindade Moura (PRAXIS – UFCG) e mediação de Sávio Siqueira (FAFICA)

 ENCERRAMENTO: Dia 18 às 19h

Prof. Érico Andrade (UFPE) – SOBRE LOSERS: fracasso, impotência e afetos no capitalismo contemporâneo

 Doutor em filosofia pela Sorbonne (Paris IV), em 30/09/2006. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de filosofia moderna, com ênfase na epistemologia moderna. Hoje atua na área de ética e política com enfoque em abordagens contemporâneas, sobretudo, ligadas aos estudos dos afetos. Iniciou uma formação em psicanálise área para a qual também tem direcionado as suas pesquisas. É sócio do Círculo Psicanalítico de Pernambuco. Trabalha também temas ligados ao direito à cidade e às novas formas de atuação política. Crítico de cinema. Foi e é membro de diversas comissões nacionais dentre as quais a comissão Base Nacional Curricular Comum (BNCC / MEC), comissão nacional do livro didático (PNLD), Comissão do Qualis Capes periódicos e foi da diretoria da ANPOF na gestão 2012-2014. Foi coordenador do Mestrado em Filosofia da UFPE, Coordenador do GT da ANPOF Estudos Cartesianos e Coordenador local do Doutorado Integrado (UFPE-UFRN-UFPB). Está chefe de departamento de Filosofia da UFPE