XIX Mostra de Estágio da FAFICA foi um sucesso

Entre os dias 09 a 11 de outubro, estudantes participaram de uma programação
que contou com cine debate, conferência e exposição de relatos

Os estudantes dos cursos de licenciaturas da FAFICA participaram da 19ª edição da Mostra de Estágio, realizada pelo Núcleo de Estágio da faculdade, coordenado pela professora Jessica Lucilla. Com o tema: “Representações sociais sobre o/a Profissional Docente”, a programação do evento contou com três momentos: conferência de abertura, cine debate e exposição de relatos. Todas as atividades foram realizadas no auditório da FAFICA.

No primeiro dia do evento, foi realizada a mesa de abertura e a professora Drª. Mônica Salles ministrou a conferência sobre a temática da edição.

A terça-feira (10), segunda noite do evento, foi dedicada ao cine debate, no qual os estudantes do 8º período do curso de Letras exibiram um curta-metragem, produzido por eles, intitulado: “Multicuturalismo e Educação”, orientado pelo professor Denner Edizio.

Para debater o curta apresentado, o professor Denner mediou a mesa com a presença dos alunos: Melissa Pereira, Diego e Dalton Cordeiro. No diálogo, os alunos apresentaram a experiência de falar sobre o multiculturalismo em uma escola campo de Estágio. Ao final da apresentação o público participou do debate.

O último dia do encontro (11/10), foi dedicado às exposições de relatos das experiências de estágio dos estudantes. Apresentaram-se os seguintes alunos e seus respectivos trabalhos e orientadores:

Brena Daniela Vila Nova Magalhães com “A importância do ato ler, segundo Paulo Freire”, orientada pelo professor, Fábio Brainer.

Claudio Paulo de Souza Filho, Ivo Souza da Silva, Jefferson M. Tenório Oliveira e Pedro Eduardo Alves de Souza com “Profissionais da Secretaria na escola: Identidade, Condições de Trabalho e Ação Educativa”, orientados pelo professor, Wilson Rufino.

Alan Emerson de Andrade com “Filosofia Ubuntu: Princípios Humanos para o ensino de Língua Inglesa”, orientados pela professora, Mônica Salles.

Atila da Silva Frazão com “O Ensino de Filosofia na Educação Indígena Xukuru do Ororubá”, orientado pela professora, Michele Guerreiro.

E as estudantes, Karen Nayara, Nathany Góis, Iara Souza, Eleny Galvão, Eliane Pereira e Karla Eugênia com “A Formação e a Prática docente dos/as Professores/as dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um Recorte do Agreste Pernambucano”, orientadas pela professora, Eliana Wanessa.

Fotos: Ermesson Cruz / CEPED FAFICA