#SetembroAmarelo estudantes realizam ação de prevenção e combate ao suicídio

A programação contou com um bate papo com psicóloga, exposição de cartazes,
exibição de slides e vídeos, apresentações musicais, distribuição de livros e abraços grátis

Na noite da terça-feira (26), estudantes do 2º período do curso de Pedagogia da FAFICA realizaram sob a coordenação da professora Mônica Sales, um evento de prevenção e combate ao suicídio. Em alusão à campanha #SetembroAmarelo vivenciada em todo o mundo, o grupo iniciou a ação com uma acolhida humanizada: no hall de entrada da faculdade, houve distribuição de “abraços grátis” e lacinhos na cor amarela, símbolo da campanha.

A Tenda de Leituras foi o local escolhido para as apresentações musicais, distribuição de cartões e do livro: “Em busca de esperança o maior resgate de todos os tempos”, e também, um bate papo com a psicóloga, Niedja Pereira da Silva.

Para a professora orientadora da ação, Mônica Sales, a formação humana é necessária para o profissional de qualquer área. “A ação teve como objetivo despertar no outro a importância da valorização da vida. Olhar para o outro e entender que ele precisa de nossa atenção. E a disciplina de formação docente engloba a formação do professor com uma visão ampla. Não focada apenas nas competências e habilidades a serem desenvolvidas, mas na dimensão humana. Esse é o diferencial da FAFICA, buscar uma formação humanizada, para além das competências exigidas no mercado de trabalho”, destacou.

SERVIÇO DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO:
A FAFICA, por meio do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), disponibiliza atendimento psicológico aos estudantes. A psicóloga, Niedja Pereira da Silva, realiza os atendimentos todas as quartas-feiras, das 19h às 22h, em uma sala no NAE da FAFICA. O Serviço de Atendimento Psicológico (SAPE) deve ser agendado no Protocolo.

Fotos: Ermesson Cruz / CEPED FAFICA e Rodolfo Lima / ASCOM FAFICA