Professor da FAFICA tem artigo publicado na Revista G&P

A Revista G&P é a maior referência em Engenharia de Produção no Brasil

O professor da FAFICA e Mestre em Engenharia de Produção, Avanilton Marinho teve um artigo recente publicado na Revista G&P, maior referência em Engenharia de Produção do Brasil. Com o título: “Uma abordagem multicritério para a seleção de serviços de consultoria e certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade”, a publicação aborda a contratação e certificação de qualidade em empresas.

“Verificamos na época do mestrado a necessidade de desenvolver esse estudo porque não havia na literatura algo que tratasse do assunto de maneira teórica utilizando normas regulatórias, como as NBR ISO. Desta forma, o artigo versa acerca de um modelo científico utilizando uma abordagem multicritério, que é também um modelo matemático, mais precisamente o método Promethee II, que consegue elencar os critérios mais importantes para a escolha da consultoria e organismo de certificação mais adequados. A pesquisa foi realizada em uma indústria farmacêutica e é um trabalho de vanguarda na literatura mundial. O estudo está sendo utilizando como parâmetro para empresas na contratação de consultorias e organismos certificadores credenciados (OCC) para o estabelecimento da certificação do ISO 9001, que é o Sistema de Gestão da Qualidade, indispensável para a manutenção do crescimento e da competitividade das organizações”, destacou o professor Avanilton Marinho.

Publicado na Língua Portuguesa e Inglesa, o artigo está disponível também em plataformas internacionais e pode ser acessado pelo link: http://www.scielo.br/pdf/gp/2017nahead/0104-530X-gp-0104-530X2753-16.pdf

A Revista Gestão & Produção é uma publicação dirigida a um público formado principalmente por: professores e pesquisadores que atuam nas áreas de Engenharia de Produção, Administração com foco nas áreas de gestão da Produção e gerência de Projetos; pós-graduandos e graduandos em Engenharia de Produção e Administração; profissionais de empresas e institutos que fazem uso dos conhecimentos e técnicas da Engenharia de Produção, Administração, Gestão da Produção e Gerência de Projetos.

Avanilton 2

Foto: Arquivo pessoal