Iniciada a Caravana da História no Agreste pernambucano na FAFICA

Em parceria com a ANPUH-PE, o evento acontece até amanhã (29),
programação conta com lançamento de livros, mesas de discussão e conferência

Iniciada na noite da quarta-feira (27), a Caravana da História no Agreste pernambucano acontece de 27 a 29 de setembro, uma parceria entre a FAFICA, por meio da coordenação do curso de História e a Associação Nacional de História (ANPUH-PE). Com o tema: “O Historiador e o Ensino de História em Tempos de Crise”, o evento é realizado no auditório da FAFICA e conta com a presença de historiadores da Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ), Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Na primeira noite do evento, o lançamento do livro: “Ditadura Militar no Brasil: entre práticas e representações (1960-1968)”, do professor Dr. Erinaldo Cavalcanti, aconteceu na Tenda de Leituras. Em seguida, no auditório da FAFICA foi realizada a Mesa 1, com os temas: “A rainha encastelada e a princesa emparedada: a História e o Ensino em tempos de crise!”, proferida pelo professor Erinaldo Cavalcanti (UNIFESSPA), e “Educação popular e cidadania: experiência dentro e fora dos muros da UFF”, com o professor Dr. Marcelo Mac Cord (UFF), mediada pelo professor Dr. Wagner Geminiano (UFPE).

Durante as solenidades, estiveram presentes o vice-presidente da ANPUH Nacional, Márcio Vilela, o presidente da ANPUH-PE, Pablo Porfírio, o coordenador do curso de História da FAFICA, José Adilson Filho e os professores convidados, Marcelo Mac Cord, Wagner Geminiano e Erinaldo Cavalcanti.

A programação segue nesta quinta-feira (28), com lançamento de livros e a Mesa 2, com os temas: “Historiadores e historiografia: em tempos de crise: engajamento político e debates historiográficos (1990-2017)”, com o professor Dr. Wagner Geminiano, e “O Historiador e a História Imediata: proximidade, engajamento e inteligibilidade”, com o professor Dr. José Adilson Filho (FAFICA/UEPB).

Na sexta-feira (29), a programação conta com lançamento de livros e a conferência de encerramento, com o tema: “Historia e Política: Desafios do tempo presente”, com o professor Dr. Daniel Aarão Reis (UFF).

Fotos: Ermesson Cruz / CEPED FAFICA