FAFICA realizou o XVII EEPE – Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão 2018

Com o tema: “O futuro da política: dos fundamentalismos a uma nova consciência e cidadania”,
a programação contou com cerca de 100 atividades

O Núcleo de Extensão da FAFICA realizou entre os dias 06 a 10 de novembro o XVI Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (EEPE 2018). Coordenado pelo professor Adilson Ferraz, o tema trabalhado na edição foi: “O futuro da política: dos fundamentalismos a uma nova consciência e cidadania”. A programação contou com cerca de 100 atividades, entre elas, minicursos, conferências, grupos de trabalho, oficinas, atividades culturais e sociais.

No primeiro dia, o evento iniciou com apresentações culturais no auditório da faculdade e a conferência de abertura trabalhou o tema: sobre a responsabilidade com o futuro: “a comunidade que vem”, a conferencista foi a professora Fátima Costa.

Os minicursos foram realizados nos dias 06 e 07 de novembro, nas salas de aula. Foram trabalhados temas relacionados aos Direitos Humanos, Filosofia e Psicologia, Sociologia, Teologia, Direito, História, Educação, Letras, Tecnologia, Administração e Contabilidade. Durante todos os dias do evento foram realizadas apresentações culturais.

Na quinta-feira (08), os participantes apresentaram as pesquisas nos 23 Grupos de Trabalhos (GTs) que abordaram temáticas sobre: direitos humanos, segurança pública e desafios da atualidade; história e manifestações culturais; economia e política internacional em tempos de crise; psicologia e sexualidade; ensino de línguas, (multi)letramentos e práticas sociais entre outros.

Ainda no dia 08 de novembro os inscritos participaram das oficinas de canto, teatro, cultura japonesa e animes, pintura, libras, mágica e modelagem em barro. Também foram apresentados banners que participaram de um concurso entre estudantes do ensino médio e de graduação.

Na sexta-feira, o último dia do evento contou com a conferência de encerramento com o tema da edição. O conferencista foi o professor Darci Cintra Filho (ASCES-UNITA).

Coordenador do EEPE, o professor Adilson Ferraz falou sobre a proposta da edição deste ano para o evento. “A proposta foi trazer uma reflexão crítica a cerca do futuro da política no Brasil e no mundo, através de uma perspectiva transdisciplinar que envolveu várias áreas do conhecimento, artes e cultura, que foi o grande diferencial do EEPE. Contamos com uma adesão de estudantes de Caruaru e região e de pessoas de outros estados. Foi um grande evento que contou com uma programação extensa, que contribuiu muito para a formação dos estudantes”, destaca.

O coordenador acadêmico e procurador institucional, professor Wilson Rufino falou em nome da direção geral da Fafica sobre a realização de mais um EEPE. “O encontro proporcionou tanto aos nossos estudantes quanto de outras instituições a oportunidade de refletir o seu ser no mundo. Neste sentido, o EEPE vem contribuindo ao longo desses anos para uma formação cidadã. E especificamente nesta edição, em meio aos desafios da sociedade em que vivemos, trouxe a contribuição na reflexão da ação cidadã do ser humano no mundo. A Fafica parabeniza a organização do evento por esse trabalho”, enfatiza.

Fotos: Ermesson Cruz

Clique nos links abaixo para ver todos os dias do EEPE 2018:

EEPE 2018 – 1º dia – 05/11/2018

EEPE 2018 – 2º dia – 06/11/2018