Estudantes do curso de História realizam mesa de discussão sobre o avanço do fascismo no Brasil atual


 

Organizado pelo Centro Acadêmico de História o evento foi realizado na Tenda de Leituras
e contou com a presença do professor Kleber Rodrigues

 

Na noite da quarta-feira (12), estudantes do curso de História da Fafica, e de outras instituições de ensino superior convidadas, estiveram reunidos na Tenda de Leituras para uma mesa de discussão com o tema: “o avanço do fascismo no Brasil atual”. Na ocasião, o historiador, socialista e professor do IPFE, Kleber Rodrigues falou sobre o tema, acompanhado dos professores do curso de História da Fafica, Jefferson Abraão e Fred Santiago. Durante o evento, que foi organizado pelo Centro Acadêmico (CA) do curso de História, a Editora Expressão Popular esteve no local para vendas de livros.

 

Membro do CA de história, o estudante do 4º período, Júlio Cesar falou sobre a escolha do tema. “Entre o nosso grupo percebemos a necessidade de discutir esse tema devido às várias violências que atingem a nossa democracia. Para isso, convidamos dois professores da casa, Jefferson Abraão e Fred Santiago e o professor Kleber Rodrigues que tem muito conhecimento na área”, destaca.

 

O professor convidado, Kleber Rodrigues destacou a abordagem no debate com os estudantes sobre a temática. “Nesse encontro debatemos sobre o crescimento e o avanço de ideias de extrema direita no Brasil e no mundo. Fizemos uma análise e uma abordagem histórico-sociológica e antropológica no contexto histórico presente e do passado. Falamos dos riscos de uma sociedade, como a brasileira, em aderir propostas e posturas de extrema direita com cunho ou características fortemente fundamentadas em valores do nazismo e do fascismo. Defendemos a cultura da paz, da solidariedade e da fraternidade. Jamais a cultura do ódio, da opressão, discriminação e o preconceito”, enfatiza.

.

 

Fotos: Ermesson Cruz