Estudantes aprovam os minicursos do X Fórum de Formação de Professores do Agreste

Evento ocorreu entre os dias 15 e 17 de maio na FAFICA

A décima edição do Fórum de Formação de Professores e Professoras da Região Agreste, realizado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA), em Caruaru, foi um sucesso. Estudantes dos cursos das licenciaturas participaram do evento, que ofertou uma palestra com o professor do Centro de Educação da UFPE, Sérgio Abranches, que falou sobre o tema do evento: “Os sabores da docência e os desafios da profissão professor”, além de minicursos voltados as áreas da Pedagogia, Filosofia, Letras e História.

Os estudantes aprovaram a realização do evento e falaram sobre a importância do conhecimento adquirido nos três dias de evento. “Para mim foi uma grande oportunidade participar do fórum. Pois estou iniciando a graduação e sei que o que estou aprendendo aqui, será um complemento para a produção cientifica, na academia”, disse o estudante do 1º período de Filosofia, Jose Hiago da Silva.

Cursando o 7º período de Pedagogia, a estudante, Magna Lopes enfatizou a necessidade da formação continuada do professor. “É muito importante para nós que trabalhamos com a educação infantil e estamos na faculdade para profissionalizar ainda mais o nosso trabalho. O curso nos prepara para o mundo lá fora, mas muitas coisas que a gente não sabe lidar, é aprendido aqui, com a troca de ideias e experiências”, enfatizou.

Após passar pela experiência de ouvinte nas edições anteriores, neste ano, o evento trouxe uma novidade para as estudantes do 7º período de Pedagogia, Juliana Vasconcelos Pereira e Hygara Mykaelly da Silva. Elas estiveram do “outro lado”, e contribuíram na organização do evento. “Para nós foi uma experiencia muito positiva. Organizar um evento como esse precisa de muita organização e planejamento. Acompanhamos todo o processo desde o credenciamento dos participantes até o encerramento das atividades. Foi uma nova oportunidade para aprender ainda mais, pois, saímos desse evento prontas para organizar outros eventos aonde estivemos trabalhando”, destacaram.

POSITIVO: a coordenadora do curso de Pedagogia, Eliana Wanessa Tabosa falou sobre o sucesso do evento que cresce a cada edição. “Para mim foi um grande desafio coordenar esse evento, que nos surpreendeu. A aceitação dos estudantes em todas as temáticas, inclusive, na palestra de abertura foi satisfatória para todos nós”, disse a coordenadora ao destacar a participação de estudantes na organização. “Com relação ao ano passado, tivemos um crescimento no número inscrições e percebemos a presença e a participação efetiva dos estudantes. Além disso, selecionamos oito graduandos do curso de pedagogia para nos auxiliar na organização, logística e apoio durante o evento e foi uma troca de experiencia maravilhosa”, concluiu.

Fotos: Ermesson Cruz/FAFICA