Curso de Letras da FAFICA e SESC realizam Circuito de Criação Literária

Evento será realizado de 05 a 09 de março e conta com a participação do escritor Carlos Correia Santos

O curso de Letras da FAFICA realiza, em parceria com o Serviço Social do Comércio de Caruaru (SESC), o projeto Arte da Palavra, que traz o Circuito de Criação Literária. O evento é gratuito e será realizado de 05 a 09 de março, das 19h às 22h na FAFICA, e contará com a presença do escritor, Carlos Correia Santos (PA) que irá ministrar a oficina “Criação Poética Sensorial Inclusiva”. O evento compõe o Projeto Arte da Palavra, do SESC. As inscrições são realizadas até a próxima sexta-feira (23), na Coordenação do Curso de Letras da Fafica. Informações com a coordenação do curso de Letras da FAFICA (81) 99104-1294 ou no SESC Caruaru (81) 3721-3967.

CIRCUITO DE CRIAÇÃO LITERÁRIA – 05 a 09 de março das 19h às 22h

Oficina: “Criação Poética Sensorial Inclusiva”, com CARLOS CORREIA SANTOS:

Viver o universo das deficiências para entender a Inclusão e criar textos sensibilizados e sensibilizadores. Essa é a premissa básica da Oficina de Criação Poética Sensorial Inclusiva, criada e desenvolvida há dois anos pelo escritor, músico e terapeuta inclusivo Carlos Correia Santos. A dinâmica do curso envolve duas condições especiais e instigantes: sentir na pele aspectos dos campos dos déficits e, a partir disso, abrir os campos da sensibilização para fazer composições literárias (poemas ou prosa poética).

Ao longo das aulas, os participantes vivem experiências sensoriais capazes de transportá-los para o universo das deficiências: a cegueira, a surdez, a limitação motora, a polifonia intelectual. A partir dessas vivências, são estimulados a produzir textos poéticos. O viés basilar da iniciativa, portanto, é a criação de jogos perceptivo-cognitivos estruturados para estimular os sentidos (visão, olfato, paladar, tato) com o objetivo de provocar a aptidão para criar poemas. Oficina que pode ser realizada junto a pessoas com e sem deficiência.

O processo se inicia com uma breve capacitação em Inclusão. Os alunos entram em contato com uma breve explanação sobre a evolução histórica vivida pelas sociedades desde a era primitiva até hoje no que tange as relações com as pessoas com as pessoas com deficiência. A ideia é fazer entender como chegamos ao que hoje se chama de ação social inclusiva. Nessa breve capacitação, outros temas são abordados, como ética verbal, mediação (educacional e artística) nas inter-relações com pessoas com deficiência e marcos legais (que leis hoje em dia norteiam a Inclusão).

Feita essa explanação, cada encontro abordará um universo das deficiências. Um dia será dedicado a experimentações perceptivas em torno da cegueira. Outro dia, será dedicado à surdez, outro aos déficits cognitivos e outro aos déficits físicos. Dentro de cada dia de encontro, os participantes terão informes teóricos, farão experimentações sensórias e produzirão textos a partir desse conteúdo.

Arte-da-Palavra_Oficina-de-Criação-Literária_Caruaru

CARLOS CORREIA SANTOS: Um dos mais atuantes nomes da atual cena cultural amazônica, Carlos Correia Santos é poeta, contista, romancista, dramaturgo e músico (cantor, violonista e violinista). É Bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia (Unama) e também formado em nível superior em Gestão e Produção de Eventos Culturais. Graduando em Pedagogia. Pós-graduado em Educação Especial com Ênfase na Inclusão, pós-graduado em Psicopedagogia Clínica, pós-graduado em Educação Musical e Ensino de Artes e pós-graduando em Musicoterapia e em Autismo. Tem se destacado na área da arte-inclusão com pesquisas e espetáculos ligados ao tema. É o criador do Cena Especial – Teatro Inclusivo, projeto de extensão realizado na Fibra com o qual criou o primeiro grupo de teatro inclusivo da região Norte. Com o Cena Especial, escreveu, montou e dirigiu o espetáculo sensorial (conceito que criou) “Pelos Olhos Dela”, que leva o público a mergulhar no universo da cegueira. Ao lado de Andrea Miranda, é o co-coordenador do projeto Acordes com Sol (que usa a música como ferramenta psicopedagógica no atendimento de pessoas com deficiência), realizado no Núcleo Acessar, da Universidade Federal Rural da Amazônia.

É o criador e ministrante da primeira oficina de dramaturgia inclusiva realizada na Região Norte-Nordeste (módulo ofertado na Casa das Artes, órgão cultural do Estado do Pará). É criador e ministrante da Oficina de Criação Poética Sensorial Inclusiva, encampada pelo projeto Arte da Palavra, do SESC Nacional e levada a diversas cidades brasileiras, como Belo Jardim, no interior de Pernambuco. É o criador e coordenador do selo Versivox, com o qual cria espetáculos-saraus que unem literatura, dança, teatro e música. E também coordena a RetroBanda, na qual atua como cantor de releituras de músicas dos anos 50 a 90.

Serviço:

Projeto Arte da Palavra SESC
Circuito de Criação Literária
Data: 05 a 09/03/2018
Hora: 19h às 22h
Local: FAFICA – Avenida Cícero José Dutra, S/N, Petrópolis – Caruaru
Inscrições: até sexta-feira 23/02/2018 na Coordenação do Curso de Letras da FAFICA
Informações: (81) 99104-1294 – Fabio Brainer (coordenador do curso de Letras da Fafica)