Curso de Letras da FAFICA e SESC realizam Circuito de Criação Literária e Grandes Autores

Evento será realizado de 07 a 11 de agosto e conta com a participação dos escritores Paulo Scott, Cintia Moscovich e Marcos Peres

O curso de Letras da FAFICA realiza, em parceria com o Serviço Social do Comércio de Caruaru (SESC), o projeto Arte da Palavra, que traz o Circuito de Criação Literária e Grandes Autores. O evento é gratuito e será realizado de 07 a 11 de agosto, das 19h às 22h, e contará com a presença de grandes escritores, entre eles, Paulo Scott, que irá ministrar o curso “a técnica do conto”, além dos autores, Marcos Peres e Cintia Moscovich que irão participar do Circuito Grandes Autores, durante a 6ª edição do SETEP, no dia 09 de agosto.

O evento compõe o Projeto Arte da Palavra, do SESC. As inscrições para o Circuito de Criação Literária e Circuito Grandes Autores são realizadas na Coordenação do Curso de Letras da Fafica. Informações com a coordenação do curso de Letras da FAFICA (81) 99104-1294 ou no SESC Caruaru (81) 3721-3967.

CIRCUITO DE CRIAÇÃO LITERÁRIA – 07 a 11 de agosto das 19h às 22h

CURSO: “A TÉCNICA DO CONTO”, COM PAULO SCOTT:

De 07 a 11 de agosto, o escritor, Paulo Scott estará na FAFICA para ministrar o curso: “A técnica do conto”, oficina de criação literária voltada para a escrita de narrativas curtas de ficção. Os encontros serão realizados em sala de aula

EMENTA:

Oficina de criação literária voltada para a escrita de narrativas curtas de ficção com o escritor Paulo Scott.

OBJETIVOS:

Propiciar aos participantes o conhecimento de teorias, de técnicas e leituras relacionadas à escrita de narrativas curtas de ficção; apresentar aos participantes indicações (acompanhadas de análises) de obras da literatura brasileira (e estrangeira) contemporânea que revelem novas técnicas e novas abordagens da escrita de narrativas curtas de ficção; oportunizar exercícios de criação e escrita; e realizar exame crítico da produção (dos textos realizados ao longo da oficina) dos participantes.

METODOLOGIA:

Exposição dialogada, leitura/estudo (seguida de análise crítica pelo ministrante e debate entre estes e os participantes) de textos de natureza teórica, textos de ficção, textos produzidos pelos participantes ao longo da oficina.

INFORMAÇÕES GERAIS:

Distribuído em cinco encontros, o curso compreenderá exposição e análise das técnicas e vocações estéticas em torno da composição do conto na literatura contemporânea, enfocando os principais elementos da narrativa de ficção (trama/conflito, narrador, personagens, localização da história no espaço e no tempo, escolha e fixação da linguagem, a problemática em torno da ideia de estilo) bem como suas repercussões diretas na literatura produzida hoje no Brasil e no mundo.

Também serão oportunizadas atividades práticas, por meio das quais os alunos terão a chance de confrontar o seu próprio processo de escrita. Os textos produzidos, como exercícios, pelos alunos serão analisados pelo ministrante e debatidos pelos demais alunos da turma.

Ao final do curso – na segunda metade do último encontro – o escritor ministrante analisará o atual momento do mercado editorial nacional e estrangeiro e em que medida isso poderá alterar as relações e apostas editoriais no Brasil e no estrangeiro.

CIRCUITO 07 A 11 DE AGOSTO

CIRCUITO GRANDES AUTORES – 09 de agosto das 19h às 21h30

No dia 09 de agosto, a partir das 19h, durante a 6ª edição dos seminários teórico-práticos do curso de Letras da FAFICA (SETEP), será realizado também, o Circuito Grandes Autores, que contará com a presença dos autores, Cíntia Moscovich e Marcos Peres. O encontro será mediado por Cícera Maria do Nascimento, no auditório da FAFICA.

Saiba mais sobre os escritores convidados:

Cíntia Moscovich: Nascida em 15 de março de 1958 na cidade de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, Cíntia Moscovich é escritora, jornalista e mestre em Teoria Literária, tendo exercido atividades de professora, tradutora, consultora literária, revisora e assessora de imprensa. Dentre vários prêmios literários conquistados, destaca-se o primeiro lugar no Concurso de Contos Guimarães Rosa, instituído pelo Departamento de Línguas Ibéricas da Radio France Internationale, de Paris, ao qual concorreu com mais de mil e cem outros escritores de língua portuguesa.

Marcos Peres: é paranaense, formado em direito e já lançou dois livros (O Evangelho Segundo São Hitler e Que Fim Levou Juliana Klein?), desfilando um estilo clássico, onde as curvas sinuosas da montanha russa de informações são construídas por complexos e intricados grafos multirreferenciais. Suas histórias nos guiam por perigosas transmutações dos clichês literários e arranjos narrativos cercados pelo precipício do ridículo, que irão convergir de modo magistral em obras inteligentes e audaciosas, oxigenando a literatura nacional moderna. Com a destreza de poucos, consegue se valer de elementos que atrai leitores em busca de entretenimento, tanto quanto fisga aqueles que se comprazem da alta literatura.

CIRCUITO GRANDES AUTORES 09 DE AGOSTO