3º Simpósio de Contabilidade do Agreste Pernambucano contou com a participação de estudantes de Administração e Ciências Contábeis da FAFICA


 

Nos dois dias de evento os estudantes participaram de palestras e minicursos
com profissionais da contabilidade em Pernambuco

 

Entre os dias 03 e 04 de outubro foi realizado pela coordenação do curso de Ciências Contábeis da FAFICA, o 3º Simpósio de Contabilidade do Agreste Pernambucano, em Caruaru. Com o tema: “Desafios e tendências para o contador frente ao cenário de incertezas políticas, sob o enfoque da controladoria”, a programação contou com palestras e minicursos. O evento também fez alusão ao Dia do Contador, celebrado em 22 de setembro.

 

No primeiro dia, o minicurso foi ministrado pela contadora Renata Araújo, que trabalhou o tema: “cálculos trabalhistas”. A palestra, realizada no auditório da faculdade foi proferida pela especialista em treinamento e capacitação do Esocial, Aline Portela, que trabalhou a temática: “Desafios e tendências para o Contador: Um enfoque sobre o e-social”.

 

Na quinta-feira (04), o segundo dia do simpósio contou com o minicurso: “IRPF”, ministrado pelo auditor da Receita Federal, Luiz Gonzaga Ventura. A palestra “Desafios e tendências para o contador frente ao cenário de incertezas políticas, sob o enfoque da Controladoria”, foi proferida pela gestora Governamental de Controle Interno na Secretaria da Controladoria Geral do Estado de Pernambuco (SCGE), Thayse Galvão.

 

A palestrante, Aline Portela destacou a importância de trabalhar o Esocial com os estudantes na faculdade. “É importante trabalhar com os estudantes essa temática e principalmente sobre os desafios que eles irão encontrar no mercado. Por ser uma nova obrigação, eles precisam conhecer, se adaptar a essa realidade e estudar para aprender mais sobre o Esocial”, destaca.

 

Para Thayse Dias, estudante do 8º período de Ciências Contábeis da FAFICA, a temática do simpósio foi de total importância para os concluintes. “Participar do simpósio é importante porque muitos estudantes ainda não viram na prática os temas aqui trabalhados, como por exemplo o Esocial. Para nós que estamos concluindo e entrando no mercado de trabalho, é necessário estar atualizado com o que vem sendo implantado na área contábil”, disse.

 

“O evento foi um sucesso. Um momento de trazer uma discussão no ambiente acadêmico, de assuntos novos que estão no dia a dia dos contadores e que tem exigido deles uma maior preparação, principalmente no Esocial que é um sistema que está sendo implantado em todas as empresas. Os contadores estão em busca desse conhecimento para oferecer um trabalho com excelência”, enfatiza a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Ana Rosa.

 

Palestrante do segundo dia, a Thayse Galvão destacou o tema do evento e o papel do contador na atuação do controle interno. “Essas incertezas políticas fazem com que a gente precise atuar e trabalhar o controle interno de forma mais eficaz. O contador tem um leque de atividades que  pode exercer e uma delas é atuar no controle interno. Esse sistema que caminha a passos lentos porque dependemos do que a gestão vai querer consolidar nele. É preciso que o profissional esteja formado com essa visão de que ele precisa atuar para fortalecer o controle e fazer com que possamos avaliar melhor as políticas públicas. Desta forma, a sociedade poderá ver resultados dos atos dos gestores em todo o país”, destaca.

 

Fotos: Ermesson Cruz

 

Clique em 1º DIA DO SIMPÓSIO e veja todas as fotos do primeiro dia do evento.

Clique em 2º DIA DO SIMPÓSIO e veja todas as fotos do segundo dia do evento.