Cardápio de Férias 2019

FAFICA, das 08h às 17h

O evento Cardápio de Férias é uma atividade pedagógica multidisciplinar realizada no período de férias nos dias 13 e 20 de julho de 2019. Estamos com 18 minicursos em diferentes áreas para serem oferecidos durante esses dois dias. O objetivo é proporcionar aos participantes uma capacitação e atualização possibilitando a interação e o crescimento intelectual dos mesmos.

1

Profª. Esp. Nathiane Magalhães | Ficha técnica de preparação: como fazer e utilizar – O curso, voltado para estudantes e profissionais da área de nutrição, visando à prática do tema e o incentivo ao trabalho grupal, defende que as fichas técnicas não são apenas para organizar e padronizar o tempo de preparo, mas para ter um maior controle de custos gerados com insumos e mão de obra, além de manter um padrão de qualidade linear para fidelizar mais clientes e aumentar vendas.

Profª Esp. Amanda Fernandes | Carreira e autodesenvolvimento: Qual sua meta? – O minicurso proporcionará ao participante um momento prático de autoconhecimento de suas potencialidades e seus desafios e auxiliará na busca de formas para o fortalecimento de pontos positivos. Falará sobre o mercado de trabalho, a entrevista de emprego, o currículo, as dinâmicas de grupo e o marketing pessoal.

Profº. Me. Fábio Brainer | Psicologia e Sexualidade (uma introdução) – O curso enfatiza uma abordagem interdisciplinar, coerente com mudanças decorrentes de movimentos sociais, na qual os papéis de homem e mulher sofreram mudanças que, consequentemente, influenciam os modelos de sexualidade.

2

Profº. Me. Veríssimo Ferreira | Tirando Dúvidas em Língua Portuguesa – O minicurso abordará o emprego de palavras e expressões que costumam apresentar mais dificuldades em nosso idioma.

Profª. Dra. Michele Guerreiro | Educação das relações étnico-raciais na sala de aula – O curso visa à problematização de como podemos construir currículos e práticas pedagógicas antirracistas.

Profª. Ma. Jessica Lucilla | Planejamento e construção da pesquisa educacional: do TCC ao projeto de pesquisa – O curso enfatiza uma abordagem coerente com a Pesquisa em Educação, apresentando as mudanças decorrentes das estruturas sociais e epistêmicas e enfatizando os passos metodológicos que caracterizam tal investigação.

3.3

Profº. Me. George Fernandes | Introdução à Lógica – O curso objetiva o aprendizado de alguns princípios e ferramentas da lógica clássica, tanto para analisar, criticar e construir argumentos, quanto para defender pontos de vista de forma clara e objetiva em textos dissertativos-argumentativos, principal modelo redacional cobrado nas provas do Enem.

Profª. Dra. Ana Paula Freitas | Elaborando Textos Científicos – O minicurso visa à discussão e apresentação da estrutura dos textos científicos, com enfoque na construção de artigos, resumos e resenhas.

Profº. Me. Felipe Andrade | Iniciação ao Yoga – Este minicurso tratará de fundamentos teóricos e práticos do Yoga. Serão abordados temas como a filosofia do yoga e seus benefícios para a saúde mental e física. Também será realizada uma prática de Yoga com pranayamas (exercícios respiratórios), asanas (posturas físicas) e meditação.

4

Profs. Ivison Santos, Patrícia Soares e Marcos Gervásio | Como lidar com deficiências – Trata-se de um curso dinâmico para orientar sobre aspectos, curiosidades e universalidade das deficiências. De maneira prática, o participante entenderá e aprenderá a lidar com o autismo, a cegueira, a surdez, a paralisia, entre outros casos.

Profª. Ma. Marianny Brito | Introdução ao Marketing Digital – Conhecer os conceitos fundamentais e as métricas de Marketing Digital, colocando algumas estratégias em prática e identificando oportunidades para negócios.

Profº. Dr. Douglas Mateus | Introdução às estruturas mistas de aço e concreto – O curso apresentará os conceitos básicos do projeto estrutural de estruturas mistas de aço e concreto, visando ao conhecimento técnico inicial para aplicação de tais estruturas.

5

Profº. Me. Pe. José Bartolomeu | Bíblia: Introdução à Teologia Lucana – Nas últimas décadas, os estudos da área da Teologia Bíblica têm alcançado considerável avanço. Percebe-se que o interesse pelas Escrituras tem ultrapassado as fronteiras das universidades cristãs e outros ciclos de estudiosos têm refletido sobre os textos Sagrados. Assim, com esse tema, o curso objetiva proporcionar aos participantes novos horizontes que os inspirem a viver a fé em Cristo e testemunhá-lo no cenário contemporâneo.

Profº. Esp. Elias Júnior | Empreendedorismo e seus desafios – O curso abordará os desafios do empreendedorismo na atualidade. Falará sobre ideias inovadoras e apresentará práticas com etapas de um plano de negócios, compartilhando experiências e animando o participante a ingressar nessa área.

Profª. Ma. Marianny Brito | Qualidade em Serviços – Compreender as dimensões de qualidade em serviços e como avaliá-las, identificando o ciclo do serviço e os seus processos.

6

Profº. Dr. Douglas Mateus | Introdução às estruturas com perfis tubulares de aço – O curso apresentará os conceitos básicos do projeto estrutural com perfis tubulares de aço, visando ao conhecimento técnico inicial para aplicação de tais estruturas.

Profº João Victor Soares | Marketing para Instagram – Do prático à prática: Como posicionar sua marca no mercado e utilizar o Instagram para realizar vendas. A oficina será um guia prático para ajudar o participante a montar sua presença online e utilizar a seu favor as ferramentas disponíveis em uma das redes sociais que mais cresce hoje.

Profª. Andreza Alves | Currículo e interculturalidade – O minicurso discutirá a concepção de currículo enquanto construção sociocultural, considerando a intencionalidade nele impressa em políticas educacionais que configuram a formação de um tipo de sociedade, e permitindo ao participante pensá-lo desde a perspectiva do multiculturalismo intercultural.