Grade Curricular
Valor das Mensalidades

Detalhes


Denominação:
Licenciatura em FILOSOFIA

Carga Horária:
3.010 h/aula

Total de Vagas Por Turma:
50

Total de Vagas Anuais:
100

Regime de Matrícula:
Seriado/Semestral

Reconhecimento:
Portaria n° 485 de 19.12.2011 – DOU 23.12.2011

Coordenação:
Prof. George Fernandes da Silva
george.silva@fafica-pe.edu.br
81-2103-3900

Mínimo: 4 anos | Máximo: 8 anos Vespertino

Apresentação:

O curso de Licenciatura plena em Filosofia tem como finalidade a formação humana e filosófica de pessoas que visam, principalmente, atuar como professores(as) e educadores(as) nos diversos níveis e modalidades de ensino, pensando a prática educacional articulada à realidade histórico-social mais ampla, a partir de sua inserção e do comprometimento com a transformação dessa realidade e dessa prática.

Corpo Docente:

Nome Titulação
Adilson Silva Ferraz Mestre
Denner Edyzio da Silva Especialista
George Fernandes da Silva Especialista
Janailton Alves dos Santos Especialista
Hélida Nogueira Vilar de Araújo Santos Especialista
Jessica Lucilla Monteiro da Silva Mestra
José Alan da Silva Pereira Mestre
José Maurício Soares da Silva Mestre
José Roberto Peixoto da Silva Especialista
Luciana Lenira de Souza Especialista
Marcela Barbosa Leite Doutora
Maria Aleir Ribeiro Galvão Mestra
Maria de Fátima Batista Costa Doutora
Michele Guerreiro Ferreira Mestra
Maria do Carmo Gonçalo Santos Doutora
Niedja Pereira de Sales Mestra
Wilson Rufino da Silva Mestre

Sites e Revistas:

Sites e Revistas

ISSN 1679-3749 Aletria(UFMG)

Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFMG especializada em ensaios sobre estudos literários e culturais e resenhas e recensões críticas de obras literárias e de obras científicas na área de literatura e teoria literária.

 

ISSN 1414-3003 Analytica(UFRJ)

Texto de apresentação disponível no site da revista(enxerto):A revistaANALYTICAresulta da iniciativa de um grupo de pesquisadores pertencentes a diferentes universidades brasileiras. Com ela visamos preencher uma lacuna sensível no corpo de nossas publicações filosóficas, a falta de uma revista de âmbito nacional. Existem, é verdade, algumas revistas de peso, que pertencem porém a este ou aquele Departamento de Filosofia. Mesmo quando abertas a pesquisadores de outros centros, essas publicações refletem predominantemente os interesses e a produção desse Departamento. Uma revista nacional de Filosofia, servindo de depositório do que há de melhor na pesquisa filosófica brasileira, ainda é um desiderato não realizado (...).

 

ISSN 0101-3424 Cadernos de História e Filosofia da Ciência(UNICAMP)

Texto de apresentação disponível no site da revista:Os Cadernos de História e Filosofia da Ciência dirigem-se especialmente ao público brasileiro e latino-americano interessado nas áreas de Epistemologia, Metodologia, Teoria do Conhecimento e História das Ciências. Têm por objetivo central a publicação de artigos e notas originais de pesquisadores nacionais e estrangeiros, traduções de textos concernentes aos temas mais centrais da reflexão filosófica, metodológica e história sobre a ciência, e traduções comentadas de textos marcantes do desenrolar histórico dessa reflexão, bem como resenhas, informações bibliográficas, notícias sobre pesquisas, teses, cursos, simpósios e congressos nas áreas do conhecimento em que os Cadernos atuam.

 

ISSN 1413-7755 Cadernos Nietzsche(USP)

Texto de apresentação disponível no site da revista:Espaço aberto para o confronto de interpretações, osCadernos Nietzschepretendem veicular artigos que se dedicam a explorar as idéias do filósofo ou desvendar a trama dos seus conceitos, escritos que se consagram à influência por ele exercida ou à repercussão de sua obra, estudos que comparam o tratamento por ele dado a alguns temas com os de outros autores, textos que se detêm na análise de problemas específicos ou no exame de questões precisas, trabalhos que se empenham em avaliar, enquanto um todo, a atualidade do pensamento nietzschiano. Ligados aoGEN (GRUPO DE ESTUDOS NIETZSCHE), que atua junto ao Departamento de Filosofia da USP, osCadernos Nietzschecontam difundir ensaios de especialistas brasileiros e traduções de trabalhos de autores estrangeiros, artigos de pesquisadores experientes e textos de doutorandos e mestrandos.

 

ISSN 1518-7187 Cognitio(PUCSP – São Paulo)

Revista ligada ao Centro de Estudos do Pragmatismo e ao Programa de Estudos Pós-graduados em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

 

ISSN 1806-0269ContemporâneaRevista de comunicação e cultura (UFBA - Salvador)

Texto de apresentação disponível no site da revista: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia cujo primeiro número foi lançado em dezembro de 2003. Visa à divulgação de pesquisas nacionais e internacionais na sua área de interesse e aceita trabalhos inéditos para publicação, com predileção por abordagens contemporâneas dos fenômenos comunicacionais. Seu interesse localiza-se nas questões do enlace entre a cultura e as novas formas, linguagens e processos da comunicação mediática.

 

ISSN 0103-328X Discurso(Departamento de Filosofia da FFLCH da USP)

Texto de apresentação disponível no site da revista:Arevista Discurso, órgão oficial do Departamento de Filosofia da USP, surgiu em 1970. Quando atravessava a mais difícil fase de sua história, atingido duramente pela violência da ditadura, este Departamento extraiu da ameaça de seu desaparecimento a força e a coragem para criar um espaço de expressão. A revista propôs-se a veicular não apenas a produção teórica de seu corpo docente, mas também as mais diversas manifestações de reflexão sobre a cultura, sem distinguir correntes ideológicas, linhas filosóficas ou áreas do saber. Assim se pretendia garantir o pluralismo e a liberdade, numa época de obscurantismo

 

ISSN 1519-5023 Filosofia Unisinos

Texto de apresentação disponível no site da revista: A revista Filosofia Unisinos publica artigos inéditos que contribuam para o estudo da Filosofia e disciplinas afins, informes parciais de pesquisa em desenvolvimento, documentos inéditos, resenhas críticas e notas relativas a eventos. Publica também, em reedição e tradução, trabalhos relevantes que se caracterizem como fundamentais à área, desde que exista autorização expressa do editor da publicação original. (...) Os artigos da publicação são inéditos e eminentemente filosóficos, atendendo ao espírito da pesquisa filosófica brasileira e internacional.

 

ISSN 2177-5346 Hypnos(PUC - São Paulo)

Texto de apresentação disponível no site da revista: A revista Hypnos é uma publicação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Dep. e Programa de pós-graduação em Filosofia. É uma revista acadêmica de Filosofia que contempla estudos greco-romanos e parte da modernidade. Tem o auxílio do Instituto Hypnos, da editora Paulus, da editora Triom e da Educ (editora da PUC-SP).

 

ISSN 0100-512X Kriterion(UFMG – Belo Horizonte)

A presente revista tem como objetivo “publicar artigos em filosofia ou que tenham relevância filosófica, assim como fazer um intercâmbio de publicações de textos filosóficos de pesquisadores do Brasil e do Exterior”.

 

ISSN 0102-6445 Lua Nova. Revista de Cultura e Política (Centro de Estudos de Cultura Contemporânea – Cedec – São Paulo)

Texto de apresentação disponível no site da revista:Lua Novatem por objetivo fazer a alta reflexão de temas políticos e culturais, contribuindo assim para elevar o nível intelectual do debate público. Em suas páginas, o leitor vai encontrar elaboradas incursões nos campos da teoria política (clássica e contemporânea), da teoria social, da análise institucional e da crítica cultural, além de discussões dos assuntos candentes de nosso tempo. Entre seus colaboradores típicos estão intelectuais, docentes e pesquisadores das diversas áreas das Ciências Humanas, não necessariamente vinculados a instituições acadêmicas (...).

 

ISSN 1517-2430 Natureza Humana(PUC- São Paulo)

Texto de apresentação disponível no site daPEPSIC:Publicação da PUC de São Paulo ligada ao Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia. A revista publica textos inéditos, com como estudos de casos clínicos, documentos acompanhados ou não de apresentações e comentários, traduções de textos clássicos, acompanhadas ou não de apresentações e comentários, e resenhas que tenham ligação direta com a sua temática.

 

ISSN 0101-3300 Novos Estudos.CEBRAP(São Paulo)

Texto de apresentação disponível no site da revista:Novos Estudos CEBRAPdestina-se a publicação de trabalhos científicos originais nas áreas de Sociologia, Política, Antropologia e Humanas. O objetivo da revista é publicar estudos relevantes e contribuir para o debate intelectual com uma variedade de temas, desde crítica de arte até implementação de políticas econômica e social. A abreviatura de seu título éNovos estud. - CEBRAP, que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.

 

ISSN 0104-6675O Que nos Faz Pensar(PUC-RJ)

Texto de apresentação disponível no site da revista:A revistaO que nos faz pensaré uma publicação do Departamento de Filosofia da PUC-RIO. Fundada em 1989, firmou-se nos últimos anos, pela excelência de seus textos, como uma das principais publicações acadêmicas do país na área de Filosofia. Voltada para a edição de artigos filosóficos, de pesquisadores nacionais e internacionais, a revista tem como objetivo central proporcionar um espaço de debate de idéias e de confronto de interpretações em que a reflexão filosófica se abre para distintas áreas do conhecimento.

 

ISSN 0103-4332Síntese(ESCJ - Belo Horizonte)

Texto de apresentação disponível no site Latindex:Publicada pela Faculdade de Filosofia do centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, Belo Horizonte, a Síntese - Rev. de Filosofia - tem como finalidade a divulgação de textos de filósofos contemporâneos, brasileiros e estrangeiros, que apresentem um real interesse e qualidade em vista do enriquecimento da cultura filosófica nacional. É uma revista de inspiração cristã, mas aberta a todos os horizontes do pensamento, tendo como exigência básica a observância dos padrões científicos reconhecidos da produção filosófica. Em aproximadamente 144 páginas, cada número contém, via de regra, um texto de abertura que analisa problemas de atualidade sob o ponto de vista da reflexão filosófica, artigos, notas bibliográficas, resenhas, lista de revistas em permuta, e sumário de algumas principais revistas filosóficas do Brasil e do exterior. É publicada quadrimestralmente.

 

ISSN 1518-403XStudia Kantiana(Rio de Janeiro)

Revista daSociedade Kant Brasileira.

 

ISSN 0101-3173Trans/Form/Ação(UNESP - São Paulo)

Texto de apresentação disponível no site da revista:A revista Trans/Form/Ação teve seu primeiro número publicado em 1974 pelo Departamento de Filosofia da extinta Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, que em 1976 passou a integrar a Universidade Estadual Paulista (Unesp). Logo a seguir, o Departamento se transferiu para o campus de Marília. Desde então os maiores pesquisadores paulistas, bem como outros filósofos brasileiros e estrangeiros a eles vinculados, foram entrevistados ou publicaram artigos. No início, a revista ajudou a articular a criação de um Programa de Pós-Graduação em Filosofia e um hoje tradicional evento, a Jornada de Filosofia e Teoria das Ciências Humanas. Por seu papel de fomentar o estudo da filosofia acadêmica, por estabelecer um pólo cosmopolita e pela estatura de seus primeiros colaboradores (Gérard Lebrun, Gilles Gaston Granger, Antônio Cândido de Mello e Souza, José Arthur Giannoti, Marilena de Souza Chauí, entre outros) adquiriu presença marcante no cenário filosófico nacional e na interlocução com grandes pensadores europeus.

Revistas

Edições Virtuais

 

ISSN 0042-3955Veritas(PUCRS - Porto Alegre)

Texto de apresentação disponível no site da revista:A Revista VERITAS foi criada em 1955 como a primeira Revista da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, existindo, portanto, hámais de 50 anos. Inicialmente, era a Revista da Universidade, tornando-se, com o passar do tempo, a Revista do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Atualmente, sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS, a revista tem uma tiragem de 1000 exemplares por número (portanto, 4000 exemplares ao ano), tendo permuta com revistas congêneres do Brasil e do exterior (32 países), além de assinaturas.A Direção estuda a elaboração de um índice em CD-ROMdas matérias publicadas desde o número 1 da Veritas (novembro de 1955)até 2005, ano do cinqüentenário. Desde 2000, Veritas está indexada no Philosopher's Index.

Edições Virtuais

Seja FAFICA